Um líder, seja ele iniciante ou experiente, sempre viverá com aquela sensação de insegurança pairando em sua mente: Será que sou um bom líder? Será que estou indo bem? Confira 3 ações para se tornar um líder mais confiante.
Quando finalmente nos adaptamos a uma equipe, empresa ou projeto novo, alguma mudança acontece e logo estamos lá com insegurança novamente.
Ela nunca sumirá, mas meu objetivo com este texto é lhe ajudar a diminuí-la e fazer com que você se sinta mais confortável com ela.
Minha experiência própria liderando equipes nos últimos 16 anos, e pelo que é compartilhado pelos meus mentorados, considero que os comportamentos a seguir fazem muita diferença no dia a dia de um líder para lidar com a insegurança:
- Peça feedbacks para seus liderados.
- Peça feedbacks para seu líder.
- Saber com quem você e sua equipe se relacionam, e quais suas expectativas.
1. Peça feedbacks para sua equipe sobre a sua liderança
Entender como a equipe te enxerga é fundamental para ser um líder mais confiante. Muitos líderes mal se comunicam com suas equipes, e não fazem a menor ideia de quais são suas dores ou o que pode ser feito para que a equipe tenha uma visão melhor sobre este líder.
Sendo assim, perguntar diretamente para equipe lhe dará todas as informações que você precisa para aumentar sua segurança.
Portanto, se os feedbacks forem positivos, ótimo, continue desta forma.
Porém, se eles forem negativos, está aí uma oportunidade gigante de você estreitar a relação com sua equipe.
Como você pode coletar feedbacks de sua equipe?
Se for uma equipe pequena, minha sugestão é fazer reuniões de 1:1 (one on one´s, individuais) com cada membro, e fazer perguntas diretas, alguns exemplos de perguntas que podem ser feitas:
- Quais pontos positivos você vê em minha liderança que eu deveria continuar fazendo, ou intensificar?
- Quais oportunidades de melhoria você vê em minha liderança que eu poderia parar de fazer ou diminuir?
- Como você poderia me ajudar a intensificar os pontos positivos ou diminuir os negativos?
Há uns anos, um dos meus mentorados demonstrava muita ansiedade ao lidar com sua equipe. Não era uma equipe grande, e achei isso estranho.
Então perguntei como era a relação dele com esta equipe e ele disse que tinha reuniões a cada 2 semanas com eles. E só. Fora isso, ele só aparecia para fazer direcionamentos ou perguntar a situação de alguma atividade.
Essa insegurança dele acontecia, pois quando o líder é ausente e só aparece em reuniões específicas com a equipe ou para direcionar, acaba gerando uma sensação de comando e controle muito forte.
Portanto a equipe passa a ver este líder como um chefe que só aparece para dar ordens. Não existe confiança e isso gera tensão entre ambos.
Quando ele começou a se mostrar mais presente, fazer interações individuais com membros do time, integrações e a demonstrar que ele estava ali para facilitar e servir o time, sua ansiedade desapareceu. A tensão entre os dois acabou.
Mas lembre-se: Você precisa criar um ambiente seguro onde as pessoas se sintam confortáveis para exporem suas ideias.
Você precisa criar um ambiente seguro onde as pessoas se sintam confortáveis para exporem suas ideias.
Se elas o enxergam como um chefe, será difícil elas falarem abertamente. Você precisará criar este ambiente seguro e de confiança para que isso aconteça.
2 – Peça feedbacks para seu líder
Culturalmente ainda existem muitos líderes e gestores com comportamentos de comando e controle.
É muito comum que esses gestores ocupem cargos altos, e eles progrediram desta forma. Então por que mudar?
O fato é que além de ser insustentável, este tipo de comportamento acaba gerando o mesmo comportamento em seus liderados, e assim por diante.
Você precisa quebrar este ciclo e agir de forma diferente. Muitas vezes a sua insegurança parte justamente deste tipo de comportamento do seu líder. Então o que fazer para mudar isso e ser um líder mais confiante?
- Procure enxergar o que este líder tem de positivo. Se ele chegou até alí, algum mérito esta pessoa tem. Aproxíme-se procurando aprender sobre esses pontos positivos.
- Peça diretamente pelo feedback. Pergunte o que ele acha que você pode fazer para melhorar, e o que está indo bem.
- Procure entender qual a expectativa que ele tem com o seu papel. O que ele espera como resultado? O que é importante para ele?
Certa vez eu trabalhei com uma pessoa que era meu par, líder também, e por melhor relacionamento que ele tivesse com a equipe, vivia inseguro achando que seu gestor o perseguia.
Quando eu sugeri que ele conversasse com o gestor e levasse sua preocupação, pedindo também um feedback, ele se assustou, pois recebeu diversos elogios.
Muitas vezes criamos situações em nossas mentes que estão bem longe da realidade. Isso nos gera ansiedade e insegurança.
Trazer sua mente para a realidade é a melhor forma de eliminar esses problemas.
3. Saber com quem você e sua equipe se relacionam, e quais as expectativas dessas pessoas.
Um terceiro fator que gera insegurança em um líder é o que o seu cliente ou as pessoas que você e sua equipe se envolvem esperam de você.
Conhecer os stakeholders é fundamental para ser um líder mais confiante e atuar de forma estratégica.
Vou fazer um artigo específico sobre isso, mas por ora, segue algumas ações que você pode fazer:
- Mapeie cada envolvido com você e sua equipe na empresa, ou clientes.
- Para cada um, detalhe a melhor forma de comunicação, e procure levantar o que eles esperam de você ou da sua equipe.
- Para o seu cliente, o que ele considera como um fator determinante de sucesso para o resultado de sua equipe?
Lembre-se que um cliente pode ser interno na empresa, ou externo.
Conclusão
A insegurança geralmente é causada pelo medo de perder algo.
Isso pode ser medo de não ser aceito pela equipe, medo de não ser valorizado e perder oportunidades dadas pelo seu líder, ou medo de não corresponder com o que seu cliente espera.
Sabendo o que se espera de você, você terá muito mais segurança e tranquilidade para liderar e entregar resultados.
Seguindo esses passos você praticamente executou uma avaliação 360 de sua posição: Conversou com a equipe, com seus pares e clientes, e com seu líder.
Você saberá como está sua liderança e terá mais segurança para liderar. Com certeza será um líder mais confiante para lidar com os desafios do dia a dia.
Entre em contato se você quiser acelerar este desenvolvimento e obter resultados mais rápidos através de um trabalho de desenvolvimento de liderança: Clique aqui para conhecer mais