Como manter o controle em uma situação difícil desenvolvendo sua Consciência Emocional
Como manter o controle em uma situação difícil desenvolvendo sua Consciência Emocional

Como Usar Melhor a Consciência Emocional Para Superar Situações Difíceis

Como manter o controle em uma situação difícil desenvolvendo sua Consciência Emocional.

Manter o controle em situações difíceis é definitivamente um desafio para qualquer profissional. Quando falamos de um líder então, este desafio fica muito maior, pois este líder tem uma responsabilidade perante as pessoas de sua equipe. Por isso, ter uma Consciência Emocional bem desenvolvida lhe ajudará a superar situações difíceis com sua equipe.

Eu já vi muitos gestores perderem a compostura quando são questionados por um membro da equipe, ou quando se sentem intimidados por não saberem determinados assuntos e se sentirem ameaçados.

Ter autocontrole exige acima de tudo ter uma boa percepção emocional, isto é, desenvolver sua Inteligência Emocional.

Neste artigo eu vou te mostrar uma competência da Inteligência Emocional que lhe ajudará a melhorar o seu controle emocional: A Autopercepção: Consciência Emocional

Inteligência Emocional na Liderança

A forma como você envolve suas emoções nas tomadas de decisões e relacionamentos refletem diretamente na equipe que você lidera.

Portanto antes de te mostrar como desenvolver sua Consciência Emocional, você precisa entender o que exatamente é a Inteligência Emocional (IE) e no que ela consiste.

A IE é medida pelo Quoeficiente Emocional. Diferente do QI (Quoeficiente Intelectual) que não muda, você pode desenvolver o seu QE.

Então quando você desenvolve sua IE, você passa a lidar melhor com as suas emoções e com as emoções dos outros. A IE bem desenvolvida é fundamental na liderança de pessoas.

Por exemplo, eu já trabalhei com um Product Manager que por não ter Consciência Emocional, ficava tão irritado quando suas expectativas não eram atendidas que ele chegava a ficar vermelho e a levantar a voz ao falar com as pessoas do time.

O resultado é que esse tipo de pessoa além de não passar confiança, acaba virando motivo de piadas e todos passam a evitá-lo. Consequentemente o resultado dele e da equipe acabam caindo.

Por isso a importância de saber lidar com suas emoções, situações de estresse, lidar com problemas e ter empatia para com as pessoas.

Dentro da disciplina de IE, temos 15 competências que podem ser desenvolvidas e, juntas, representam o seu Quoeficiente Emocional. Clique aqui para entender mais.

Agora que você sabe da importância da Inteligência Emocional e como ela afeta sua liderança, Veja como desenvolver a sua Consciência Emocional

Autopercepção: Consciência Emocional

A Consciência Emocional é uma competência que faz parte da Autopercepção. Uma pessoa com a Consciência Emocional bem desenvolvida costumam ter os seguintes comportamentos:

  • Sabe identificar e descrever suas emoções com exatidão.
  • Entende as pequenas diferenças entre as emoções.
  • Está ciente do impacto que suas emoções tem sobre o seu desempenho.

Portanto, ao agir desta forma, um profissional com Consciência Emocional sabe como agir em momentos difíceis. Como esta pessoa possui consciência de suas emoções, ela não se deixa dominar por emoções que possam prejudicar seu desempenho, como um acesso de raiva, frustração ou decepção e acabam por controlar o comportamento decorrente dessas emoções.

Como melhorar minha Consciência Emocional?

Muitos compotamentos indesejados acontecem de forma inconsciente. Depois que passou, a pessoa percebe que agiu de forma errada ou que acabou “explodindo” em determinada situação.

O primeiro passo que você precisa dar para desenvolver sua Consciência Emocional é justamente trazer esses comportamentos para sua consciência.

Para fazer isso, sempre que tiver uma emoção negativa ou um comportamento que tenha sido gerado por este emoção, preencha a tabela abaixo:

Para cada emoção ou comportamento percebido, preencha as colunas na frente da emoção vivida nesta emoção:

  • Situação: Descreva detalhadamente a situação vivida. O que você ouviu, o que sentiu, o que falou, com quem você estava, onde estava etc. Quanto mais detalhado for, mais fácil você reconhecerá o gatilho que gerou esta emoção negativa. Seu objetivo é descobrir este gatilho.
  • Circunstâncias: Quais as circunstâncias da situação? Como a situação ocorreu? o que houve?
  • Reações Físicas: Qual foi a reação em você? O que você sentiu naquele momento? Tremedeira? Suor? Frio na barriga? Visão turva? Pense bem em como a situação afetou o seu corpo e suas sensações.
  • Diálogos Internos: O que a voz na sua cabeça lhe disse naquele momento? Todos nós temos uma voz interior que fica a todo momento nos criticando, fazendo observações, reclamando etc. O que ela te disse naquele momento?
  • Intensidade: de 0 a 10, qual foi a intensidade da sua emoção?

Após preencher a tabela, para cada uma das emoções listadas, faça uma lista dos possíveis gatilhos que possam acontecer que te levariam a esta emoção. Pode ser quando você ouve um desaforo, ou quando é contrariado… Examine cada situação e você encontrará este gatilho.

Depois, verifique se existem pessoas que disparam este gatilho: Sempre que nos encontramos com determinada pessoa, ou que conversamos com certo de tipo de pessoa.

Fique atento

Muitos líderes, por não terem uma Consciência Emocional bem desenvolvida, agem de forma inadequada sem perceber. Suas ações muitas vezes refletem alguma emoção que esta pessoa acaba nem percebendo.

Alguns comportamentos que demonstram a falta de Consciência Emocional e insegurança de líderes:

  • O profissional não faz uma reflexão ou não trabalha para corrigir erros ou comportamentos ruins.
  • A pessoa age defensivamente quando recebe algum feedback.
  • Não tem consciência do impacto de suas habilidades e comportamentos em si mesmo e nos outros.
  • Dá muitas desculpas ou culpa outros por problemas.
  • Não assume a responsabilidade de tomar decisões.
  • Microgerenciam ou dão feedbacks negativos a todo momento, sem praticar empatia.

Imagine o impacto que um lider agindo com esses comportamentos pode causar a uma equipe.

É por este motivo que o índice de rotatividade em muitas empresas é alto. Muitas pessoas trocam de emprego por causa de seu líder.

Ao mesmo tempo que muitos líderes sofrem com burnout justamente por não terem Consciência Emocional.

Então fique atento, procure por feedbacks, reflita sobre suas ações, e faça o exercício de mapeamento de emoções deste artigo. Com o tempo, seus comportamentos vão se tornando mais conscientes e você facilmente poderá ajustá-los no momento que eles forem acontecer.

Conclusão

Conhecer suas emoções e como elas impactam em seus comportamentos e na sociedade, isto é, desenvolver sua Consciência Emocional, é fundamental não só para líderes, mas para qualquer profissional.

Para entender o seu Quoeficiente Emocional é fazendo um assessment que seja validado por pesquisas.

Minha recomendação é fazer o assessment EQ-I 2.0. É um teste validado cientificamente que lhe mostrará como resultado o seu nível de Inteligência Emocional em 15 competências.

Você pode consultar mais informações e ver um modelo de relatório detalhado clicando neste link.

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