Executivo jogando de acordo com o mercado
Entenda a Estrutura de Mercado que sua empresa está inserida e ganhe destaque

Líder de TI: Entenda as Estruturas de Mercado Para se Tornar Mais Competitivo.

Neste artigo, quero despertar a consciência de gestores de tecnologia para subirem o nível de sua liderança, pensando estrategicamente, analisando o mercado onde a empresa está inserida e definindo ações que realmente tragam resultados para a empresa.

Neste artigo, quero despertar a consciência de gestores de tecnologia para subirem o nível de sua liderança ao entender as Estruturas de Mercado. Como pensar estrategicamente, analisar o mercado onde a empresa está inserida e definir ações que realmente tragam resultados para a empresa.

Para um CEO de uma grande empresa, este conhecimento é intrínseco. É quase uma obrigação saber como a empresa deve se portar de acordo com a estrutura de mercado em que atua. Mas e para um gestor de tecnologia dessa empresa? Como ele deve se portar e como liderar em diferentes tipos de estruturas de mercado existentes?

Só para exemplificar, muitas vezes nos deparamos com gestores que fazem sucesso em uma empresa e, ao decidirem mudar de organização, acabam frustrados por não conseguirem implementar suas ideias ou criar uma cultura como a que haviam criado em sua gestão anterior.

Embora existam diversos frameworks e métodos espalhados pelo mercado, e com a onda de agilidade da última década, os gestores tendem a ser influenciados por promessas de soluções prontas para seus problemas. Assim esses gestores acreditam que o que define um bom resultado é a implementação perfeita desses modelos, e só.

Porém, o problema é que dependendo do mercado onde a empresa está inserida, dos seus concorrentes e do tipo de produto e serviço que esta empresa fornece, a gestão deve se portar de forma estratégica, pensando em todas essas variações.

Estruturas de Mercado

Iniciando com uma visão geral sobre Estruturas de Mercado, podemos separar essa estrutura em 4 dimensões:

1 – Concorrência Perfeita:

Imagine um mercado onde existem várias empresas oferecendo o mesmo produto, todas trabalhando para se destacarem para os mesmos consumidores e com tamanhos similares.

Esse tipo de mercado gera uma pressão nas empresas para se destacarem aos consumidores, geralmente através de inovação, e também uma necessidade de eficiência de custos, pois quem dita o preço acaba sendo o mercado. Portanto a oferta e a demanda são grandes.

Empresas de varejo online geralmente representam este mercado, onde a oferta de produtos iguais faz aumentar a luta por preços mais baixos.

2 – Concorrência Monopolística:

Na concorrência monopolística, as empresas procuram diferenciar seus produtos dos concorrentes. Isso dá a essas empresas poder sobre os preços. O consumidor, por sua vez, tem ao seu alcance opções de acordo com suas preferências.

Neste cenário, podem haver diversos produtos diferentes, mas que satisfazem os mesmos critérios de seus consumidores, então as empresas acabam encontrando nichos para terem mais lucro.

Empresas como a Apple representam esta estrutura, pois diferenciam seus produtos pela qualidade, experiência e status. Ela fornece smartphones como seus concorrentes, mas os diferencia com essas características.

3 – Oligopólio:

O oligopólio é um tipo de estrutura de mercado onde poucas empresas dominam um setor. Isso acontece por dificuldades de outras empresas entrarem no setor, como patentes, legislações, matérias-primas escassas etc.

Neste tipo de mercado, as empresas têm total controle sobre o preço de seus produtos e, em muitos casos, existe a formação de cartéis, onde duas ou mais empresas se juntam para combinarem preços de seus produtos e suas participações no mercado.

Por exemplo, aqui no Brasil, as principais empresas de telecom representam bem esta estrutura. Tim, Vivo, Oi e Claro exercem o domínio do mercado e dividem o market share entre si.

4 – Monopólio:

Na estrutura de monopólio, uma única empresa domina o setor, geralmente por ser a única a produzir um determinado produto ou por existirem barreiras para a entrada de concorrentes.

Quando uma empresa assume o monopólio de um mercado, ela tem total controle sobre os preços que pratica, podendo manter altos lucros de forma constante.

A Microsoft e o Google representam bem o monopólio em seus segmentos, com o sistema operacional e o buscador mais usados, respectivamente.

Como um gestor pode agir de forma estratégica em cada tipo de empresa?

Sabendo cada tipo das estruturas de mercado, um gestor consegue tomar decisões que vão de acordo com a estratégia da empresa.

PASSO 1: Identifique onde sua empresa se encaixa:

O primeiro passo é saber em qual estrutura de mercado a sua empresa se encaixa. Para isso, reflita sobre as seguintes perguntas, analisando o mercado da empresa, concorrentes, consumidores etc.:

  • Quantos concorrentes diretos atuam no mesmo mercado que nossa empresa?
  • Os produtos ou serviços que oferecemos são únicos e altamente diferenciados dos concorrentes?
  • Quais são as barreiras à entrada para novas empresas em nosso setor?
  • Temos controle sobre os preços de nossos produtos ou serviços, ou somos influenciados pelo mercado?
  • Qual é a nossa participação de mercado em comparação com os concorrentes?
  • Existe regulamentação governamental significativa em nosso setor?
  • Como a demanda pelos nossos produtos ou serviços responde a mudanças de preço?

Respondendo a essas perguntas, você saberá onde sua empresa está posicionada e agora poderá definir ações para agir de forma mais estratégica.

PASSO 2: Ajuste o seu foco:

Para cada tipo de estrutura de mercado, você, como gestor, deve direcionar o seu foco para ações estratégicas. Isso não quer dizer que as demais ações devem ser esquecidas. Eficiência, por exemplo, é algo imprescindível em qualquer modelo.

Concorrência Perfeita: Foco na eficiência.

Em um mercado com grande concorrência, onde você não consegue diferenciar diretamente o seu produto, o foco deve ser em ter mais eficiência, seja em qualidade, custo ou entrega.

Concorrência Monopolística: Foco em inovação para diferenciação.

Em uma concorrência monopolística, diferenciar o seu produto ou serviço é um fator crítico para se sobressair dos demais concorrentes.

A inovação entra como a chave para gerar essa diferenciação, mas não basta incentivar novas ideias, é preciso criar uma cultura de inovação. As pessoas precisam ter a inovação como um dos princípios.

A cada ação planejada, é preciso pensar: Como podemos fazer isso de forma diferente?

Oligopólio: Foco na qualidade.

Quando a empresa encontra-se em um mercado com oligopólio, é preciso direcionar o foco na qualidade para se sobressair dos demais concorrentes.

Você, como gestor, deve tomar medidas estratégicas para manter a empresa competitiva e fortalecer sua posição no mercado.

Monopólio: Expansão e responsabilidade social.

Em uma empresa monopolista, não existe a concorrência direta. Inovação, eficiência e qualidade devem ser a base de qualquer gestão, mas como um gestor pode se destacar implementando ações estratégicas de acordo com o posicionamento da empresa?

O foco deve ser direcionado para a expansão, procurando maneiras de facilitar a escalabilidade, manutenção e localização do seu produto, e em responsabilidade social, mantendo uma qualidade alta e satisfação alta dos usuários.

PASSO 3: Comunicação e Cultura:

Não adianta você, como gestor, adaptar sua estratégia se a equipe não está alinhada a isso. De acordo com o foco definido, é preciso incentivar a criação de uma cultura e integração que leve a esse objetivo.

Algumas ações que você pode implementar com a equipe para incentivar essa cultura:

Análise SWOT:

Fazer uma dinâmica para analisar as forças, fraquezas, ameaças e oportunidades da empresa com a sua equipe pode trazer uma consciência e elevar a maturidade e auto percepção da equipe sobre a situação atual da empresa.

Sessões de brainstorming:

Outra dinâmica que, se implementada com frequência, pode criar o hábito de inovação, é a execução de brainstormings de ideias com objetivos definidos.

Reúna a equipe e leve perguntas que provoquem discussões e gerem questionamentos sobre como fazer algo diferente, ou como criar algo novo.

Melhoria contínua:

Você não precisa esperar o fim de uma sprint para fazer uma retrospectiva.

Reúna a equipe e tenha conversas abertas sobre o que vocês estão fazendo de bom, o que podem melhorar e o que devem parar de fazer, e gere ações para serem executadas pelo grupo.

Conclusão

Como gestor de tecnologia, não espere que seu diretor ou CEO explique onde sua empresa está situada. A visão estratégica é uma das principais competências de gestores, e saber analisar o posicionamento de sua empresa, direcionando suas decisões baseadas no posicionamento de sua empresa de acordo com as estruturas de mercado, lhe trará um grande papel de destaque.

Quero reforçar que as ações sugeridas neste artigo não significam que você deverá abdicar-se de ações básicas de gerenciamento ou de olhar para a sua cadeia de valor, qualidade, projetos etc. Ao dar atenção ao foco definido, você adicionará um diferencial à sua gestão e estará alinhado com o posicionamento da empresa.

Como bônus, você terá uma visão que a grande maioria dos gestores não tem e poderá usá-la em suas discussões com a alta liderança.

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